22 diciembre 2010
info CAPACETE 2011
CAPACETE procura nova direção*
INFORMATIVO
Em 2011 o CAPACETE completa 14 anos de atividade no Rio de Janeiro, e desde 2009 também em São Paulo. Neste período passamos por diferentes fases, sendo a atual dedicada quase exclusivamente para as atividades de residências de pesquisa realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades da América Latina onde trabalhamos em parcerias. Em 2010, junto com a 29a Bienal de São Paulo, pudemos viabilizar a vinda de diferentes artistas, curadores e pensadores internacionais para o Rio de Janeiro e São Paulo, que constituíram o programa específico do CAPACETE junto à Bienal (vide abaixo a programação deste ano). Pela primeira vez pudemos oferecer 2 bolsas/residências para brasileiros com o programa REDENACIONAL da FUNARTE, neste ano. A FUNARTE também possibilitará novas residências para gestores em 2011 (convocatória ainda aberta). Continuamos a acreditar que em um futuro próximo, poderemos oferecer mais vagas aos pensadores brasileiros.
Enquanto isso, podemos confirmar e celebrar algumas novas colaborações. Entre elas estão o governo de Chipre, com a vinda de Christodoulos Panayiotou; a abertura da primeira residência para arquitetos, em parceria com a FONDS BKVB (Holanda) para 2011; a RESÒ, que consiste no eixo Cittadellarte/Piemonte, Platform Garanti/Istambul, The Townhouse Gallery/Cairo e Capacete entretenimentos/Rio de Janeiro/São Paulo em 2010/2011/2012, e as novas residências com o consulado da França e o Instituto Goethe, ambos de São Paulo, para 2011.
Aproveitamos para reiterar a importânca das parcerias duradoras, como a do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, as fundações e instituições GASWORKS (Inglaterra), a parceria com o Centro Cultural da Espanha em São Paulo, através do programa residências_em_rede [iberoamérica], a FondsBKVB (Holanda), OCA (Noruega), IASPIS (Suêcia), DCA (Dinamarca), Fundação Gulbekian (Portugal), entre outras, que apoiam as residências de maneira indireta, e a PRINCE CLAUS, HIVOS, Mondriaan, que patrocinam projetos específicos. As parecerias na América Latina também continuam através das redes que se constituíram nos últimos anos e que se tornaram essenciais para um diálogo sul-sul, projeto este em expansão e de extrema importância para podermos dar continuidade a um discurso regional.
Anunciamos que Rafael RG irá compor nosso time a partir de março 2011.
Gostaríamos de agradecer a todos que ajudaram e acreditaram nesta atividade que pensamos ser de suma importância para o meio de produção do pensamento contemporâneo, e sem a qual não há como construir um discurso contundente de troca, baseado em experiências reais. Um agradecimento especial vão para Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos, curadores da 29a Bienal de São Paulo, que acreditaram no projeto de ocupação do teatro Arena o que possibilitou uma ocupação intensa de debates, projetos e conversas neste ano de 2010.
*CAPACETE procura novo modelo de direção
Anunciamos que estamos em busca de um novo modelo de gestão e para tal estamos abertos a ideias que possam trazer uma solução para passar adiante a função de direção do CAPACETE, que até então esteve sob o comando de Helmut Batista. Acreditamos que até final de 2012 possamos encontrar um modelo financeiro, com ajuda de orgões públicos e/ou privados, que viabelizem esta mudança necessária; portanto nos 2 próximos anos estaremos em busca de possíveis parcerias para continuar o projeto CAPACETE e manter suas relações internacionais construidas nestes (até la) 15 anos. Ideias? mande um email para: residencia@capacete.net - titulo: ideia.
Visite nosso site para mais informações: www.capacete.net
--------------
Ainda estão estão abertas as inscrições para 10 residências para gestores de plataformas artísticas do Brasil e América Latina no ano de 2011 (até 31 de janeiro 2011):
interacciones_florestales_en_red: argentina / brasil / colombia
Bolsas de residência para artistas sul-americanos
Terra UNA zona da Serra da Mantiqueira, BRASIL
Centro Rural De Arte zona andino-patagónica, ARGENTINA
Residencia en la Tierra zona cafeeira colombiana, COLÔMBIA
Interações Florestais en Red é um projeto de colaboração entre Terra UNA, CENTRO RURAL DE ARTE e Residencia en la Tierra, através de Residencias en Red e com o apoio de AECID.
a bolsa inclui todos os custos de transporte entre as localidades, hospedagem e diárias.
Mais informações em www.terrauna.org.br
Cronograma
Inscrição: 15 de dezembro de 2010 a 20 de janeiro de 2011
Votação: 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 2011
Resultado: 23 de fevereiro de 2011
Períodos de residência
Argentina: 14 de abril a 11 de maio 2011
Brasil: 16 de maio a 12 de junho 2011
Colômbia: 20 junho a 17 de julho 2011
21 diciembre 2010
Gustavo Ferro / Raúl Diaz Reyes - Casa das Caldeiras / Hangar 2010
o artista brasileiro Gustavo Ferro foi recebido pelo espaço HANGAR em Barcelona
o artista espanhol Raul Diaz Reyes foi recebido por nós aqui na Casa das Caldeiras entre os meses de setembro e novembro de 2010.
Blog do artista brasileiro Gustavo Ferro atualizado durante sua residência no Centro de Produção de Artes Visuais Hangar, em Barcelona, no período entre 15 de setembro a 15 de dezembro de 2010

blog/website do artista RAUL DIAZ REYES - www.rauldiazreyes.com
link com imagens da residiencia artística na Casa das Caldeiras - http://www.rauldiazreyes.com/ # 848916/PROJETO-PIXA-O-SAO-PAULO
entrevista com o artista que faz parte do acervo do espaço Matadero em Madri http://www.mataderomadrid.com/archivodecreadores/cgi/php/entrevista.php?id_crea=56


O trabalho desenvolvido durante o programa de intercâmbio Casa das Caldeiras-Hangar:
- Documentação e pesquisa, fotografia digital e analógica em formato médio, de lugares diferentes na cidade de São Paulo com marcas na parede distintas. (Desenhos, pixação, grafite ...)
- Criação de uma série de desenhos sobre papel em vários formatos,terminando com a intervenção de um grupo de pixadores durante uma abertura do atelier na Casa das Caldeiras.
15 diciembre 2010
PROJECTES EN MARXA - PROGRAMA INTERCANVIS | |
![]() | "Otoño-Invierno: La Carolina Ruiz en Mataró" Exposició de Carolina Ruiz ![]() Presentació i inauguració dimecres 15 de desembre a Can Palauet >> Presentació a les 19 h | sala d'actes. >> Inauguració a les 20 h| Espai Can Xalant. L'artista colombiana Carolina Ruiz Torres resident a Can Xalant presentarà el projecte realitzat a Mataró durant la seva residència i també explicarà el context artístic de la ciutat de Cali (Colòmbia) en relació amb la fundació Lugar a Dudas. “En esta exposición se da prioridad a la ensoñación, a las sutilezas y conexiones que acompañan la deriva del viaje que he realizado. Coincidencias, hallazgos fortuitos, artistadas y una visión expandida están garantizados. Se dan cita y se engalanan para estar presentes en el espacio Can Xalant de Can Palauet, en forma de dibujos, objetos y fotografías. Una oportunidad invaluable de reorientar los pensamientos y las acciones a través de esta práctica artística contemporánea conocida como la residencia”. LLoc: Can Palauet Carrer d'en Palau, 32 -34 Mataró, Barcelona. Horari: de dimarts a divendres de 6 a 9 del vespre; dissabte, diumenge i festius, d'11 a 2 del migdia i de 6 a 9 del vespre. **** Can Xalant és sóci de les residencias_en_red [iberoamérica], plataforma d'intercanvis entre residències artístiques iberoamericanes amb el suport d'AECID **** Carolina Ruiz Torres Bogotà, 1979 Octubre, Novembre i Decembre de 2010 ![]() Romandrà a Can Xalant com a part d'un programa d'intercanvi artístic amb la fundació Lugar a Dudas de Cali. Viu i treballa a Cali, Colòmbia. Va realitzar la seva primera exposició individual titulada "Moltes Gràcies" a l'Aliança Francesa de Cali el 2009. És coordinadora del programa d'exposicions La Vitrina de la fundació Lugar a Dudas. Pertany al col·lectiu d'artistes El Camión i al col·lectiu Sangre de Palomo, i és cofundadora del col·lectiu Casa Tomada. Recentment va organitzar l'exposició La Rama Dorada a la Sala de Projectes de Belles Arts. "Desenvolupo processos temptatius en els quals puc fer ús de gairebé qualsevol mitjà, qualsevol objecte o situació per exposar les meves diverses idees entorn de l'art i la meva posició al món, deixant-me portar per la necessitat i l'atzar. Els meus treballs col·lectius responen a necessitats locals i he realitzat una sèrie d'accions per tal de donar vies al potencial creatiu de la meva comunitat" |
02 diciembre 2010
¿Co-habitaciones? Algunas preguntas sobre arte y ciudad desde Valparaíso
| ||
Suscribirse a:
Entradas (Atom)