O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de artistas contemplados, cada um, com um período de seis semanas de duração em sua sede, na ilha de Itaparica, Bahia, Brasil. Os futuros residentes chegarão a Salvador no dia 28 de junho de 2010 e logo seguirão para o Sacatar, onde permanecerão até 09 de agosto do mesmo ano.
Ao todo cinco artistas foram premiados com bolsas para o Sacatar. Destes, quatro são ex-residentes que retornarão ao Sacatar para mais uma temporada de imersão na fascinante cultura local em nossa quinta à beira-mar. A quinta artista do grupo foi selecionada através de uma parceria entre o Instituto Sacatar e o DCA - Los Angeles Cultural Affairs, do condado de Los angeles, EUA. Ao todo serão quatro artistas internacionais, sendo três americanos e um mexicano, e uma brasileira nascida na Bahia.
A parceria com o DCA foi de vital importância para a formação deste grupo, pois, juntamente à Sacatar Foundation, custeou a vinda de uma artista norte-americana a Itaparica.
O Instituto Sacatar agradece ao Los angeles Cultural Affairs e dá as boas-vindas a seus novos artistas em residência.
- Sessão de 28 de Junho até 09 de Agosto de 2010 -
Carlos Cons - México - Artista Visual
Carlos Cons, 35 anos, é um artista visual mexicano, nascido na cidade do México. Seus trabalhos, que podem ser desde pinturas a instalações, são criados com diversos tipos de materiais.
Calors já esteve na ilha de Itaparica, Bahia, Brasil, anteriormente: ele foi residente do Instituto Sacatar, no ano de 2003, onde buscou inspiração para sua obra "Esculturas Navegantes".
Segundo o artista, "a Bahia é umlugar muito forte, fabuloso, mágico..." e para esta nova experiência insular o artista, que agora transpira rock & roll, pretende realizar trabalhos com música e vídeo.
Evan Eisenberg - EUA - EscritorEvan Eisenberg nasceu na cidade de Nova Iorque, EUA, tem 54 e é autor de diversos romances e peças teatrais em língua inglesa.
O artista também tem história no Sacatar: em 2006, Evan participou de nosso programa de residência artística onde, inspirado nas contradições e ritmos baianos, resolveu voltar para um livro de humor que ele iniciara havia sete anos. Segundo ele, a Bahia e sua "colisão de sons e imagens" o ajudaram muito na procura de um "humor não baseado em piadas, mas em situações caóticas nas quais os personagens se tornam engraçados sem a intenção de o serem. Os choques de sons e luzes na Bahia -que me chateariam nos Estados Unidos - me trazem aqui certa euforia, que quero captar neste romance".
Faith Adiele - EUA - Escritora
Faith Adiele, 46 anos, é uma escritora natural de Spokone, uma cidade ao noroeste do estado de Washington, EUA.
A artista faz parte do grupo de residentes que virá pela segunda vez ao Instituto Sacatar. Em sua primeira residência, veio ao Sacatar buscar inspiração para finalizar seu livro "Twins: Growing Up Nigerian / Scandinavian / American".
Faith acredita ter realizado seu sonho, pois aqui ela pode testemunhar a existência de uma resistência africana no Novo Mundo. Talvez seja esta a razão que despertou seu interesse em retornar ao Sacatar.
Giovana Dantas - Artista Visual - Brasil
Giovana Dantas, 46 anos, é uma artista visual baiana, natural de Salvador. Ela foi residente do Instituto Sacatar em 2007, quando desenvolveu um conjunto de obras intitulado "IMANÊNCIAS DO MAR", que esteve em exposição no MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia.
Giovana, desde então, não perdeu seus vínculos com a ilha de Itaparica e passou a integrar o projeto "Baía de Todos os Santos". Entretanto, a artista entende que o seu retorno ao Sacatar não implica que irá trabalhar exclusivamente neste projeto. "Pretendo percorrer outras vias, mais conectadas a Processos Artísticos, dando continuidade às minhas indagações pessoais como artista visual", afirma giovana.
Jamie Diamond - EUA - Escritora
Jamie Diamond, 61 anos, é uma escritora norte-americana, natural de Los Angeles, Califórnia.
A artista, que foi selecionada para um período de residência no Sacatar através da parceria com o Los Angeles Cultural Affairs, diz que quer vir à Bahia "sentir o cheiro do solo e das plantas, sentir o vento e a umidade e ouvir o canto dos pássaros" para expandir sua visão de mundo, em uma terra desconhecida.
Na última quinzena de sua estada, Jamie Diamond pretende fazer um workshop de teatro com adolescentes locais, trabalhando as semelhanças e dessemelhanças culturais entre Los Angeles e Bahia. Ela levará o resultado deste workshop para as escolas públicas de Los Angeles.
Salvador e Los Angeles, inclusive, são oficialmente registradas como "Cidades Irmãs". Esta nova parceira entre o Instituto Sacatar e o DCA - Los Angeles Cultural Affairs - é uma tentativa de interligar as duas cidades em um contexto intercultural, com o objetivo de oferecer oportunidades a artistas que residam e trabalhem em ambas as cidades. O escritório nos EUa do Sacatar está localizado em Pasadena, no Condado de Los Angeles. Los angeles e Salvador tem muitas coisas em comum: populaões diversificadas etnicamente, palmeiras, temperaturas agradáveis e uma multidão de pessoas criativas que desejam realizar um trabalho internacional.
O Instituto Sacatar e seus programas
Muitos dos artistas mencionados acima precisarão de colaboradores, aulas, espaços de galeria, museus, teatros, músicos, escolas púiblicas ou privadas, etc. e o valor das experiências dos artistas correlaciona-se diretamente com sua integração à comunidade baiana em todos os seus aspectos. Para maiores informações sobre como trabalhar com um artista residente do Sacatar, por favor, escreva para info@sacatar.org ou telefone para 71 3631-1834 e pergunta sobre nosso programa "Amigos do Sacatar".
O Instituto Sacatar, localizado na ilha de Itaparica, é uma organizaão sem fins lucrativos que premia pessoas criativas e artistas de todas as disciplinas e nacionalidades, oferecendo tempo e espaço para dedicarem a suas produções, para que possam trabalhar dentro do contexto cultural da Bahia. O Sacatar fornece passagem aérea, estúdio, quarto e alimentação a artistas escolhidos através de concorridos processos seletivos, como o realizado em parceria com o DCA - Los Angeles Cultural Affairs - que visou premiar artistas americanos nascidos no Condado de Los Angeles.
O benefício da troca de experiências culturais através de uma residência internacional não pode ser subestimado. Para artistas brasileiros interessados em experiências internacionais, além dos programas de intercâmbio que o Sacatar mantém (http://www.sacatar.org/), há muitas oportunidades a pesquisar nas páginas da internet da Res Artis (http://www.resartis.org/) e Transartists (http://www.transartists.nl/).